O cuidado no pensamento de Leonardo Boff: terapia para sociedade líquido-moderna

Conteúdo do artigo principal

Antônio Carlos Frizzo
Lafim Rafael Monteiro

Resumo

A presente pesquisa desenvolve uma abordagem do Cuidado na concepção de Leonardo Boff como uma alternativa para a existência no cenário líquido-moderno. Mediante a revisão bibliográfica do sociólogo Bauman, busca-se compreender as possíveis causas da liquidificação da sociedade moderna, caracterizada pela cultura do consumo, individualismo, competitividade, descarte e velocidade, e, propõe-se o modo-de-ser-cuidado como um caminho para a sociedade sólida. A cultura do descartável só tem espaço em nosso meio, na medida em que abandonamos o Cuidado enquanto reparação e cura. Na opinião de Boff (1999), a existência só terá sentido se considerar o Cuidado uma nova lógica de convivência. Enquanto na sociedade líquido-moderna a solução dos problemas segue a lógica do descarte, na sociedade sólida será através de reparação, desvelo, compaixão, corresponsabilidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Frizzo, A. C., & Monteiro, L. R. (2021). O cuidado no pensamento de Leonardo Boff:: terapia para sociedade líquido-moderna. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 26(2), 309–323. Recuperado de https://espacos.itespteologia.com.br/espacos/article/view/223
Seção
Seção Artigos
Biografia do Autor

Antônio Carlos Frizzo

doutor em Sagradas Escrituras e professor no ITESP.

Lafim Rafael Monteiro

graduando no curso de Teologia no Instituto São Paulo de Estudos Superiores ITESP e graduando em Fillosofia no Claretiano Centro Universitário de São Paulo.