Chamada para artigos
Gustavo Gutierrez: o teólogo dos pobres - 33/2025
Gustavo Gutierrez (8/06/1928-22/10/2024) foi um teólogo sintonizado com a realidade da Igreja na América Latina. Em sua trajetória como teólogo dedicou grande parte de sua vida a construir uma teologia a partir da realidade dos pobres. Em sua obra seminal, Teologia da Libertação, de 1971, que é um marco na teologia latino-americana, ele estabeleceu as bases de uma reflexão teológica inovadora que nasce da articulação da fé cristã com a luta pela justiça social.
Nessa obra, Gutiérrez argumenta que a teologia deve partir da experiência dos pobres e marginalizados, e que a Igreja tem um papel fundamental na transformação das estruturas sociais e econômicas que perpetuam a pobreza e a injustiça. Para Gutiérrez, a teologia não é apenas uma reflexão intelectual, mas deve ser um compromisso prático com a justiça, com a promoção dos direitos humanos e com a luta contra a exploração.
O tema do número 33 da Revista Espaços, Gustavo Gutierrez, o teólogo dos pobres, pretende reunir resultados de pesquisas sobre a importância e o significado da obra desse importante teólogo latino-americano.
Desafios do diálogo interreligioso em um mundo plural - 34/2026
A intolerância na vida em sociedade atual pode ser encontrada nas mais diversas dinâmicas: política, religiosa, cultural etc. A reflexão teológica como inteligência da fé, da misericórdia e da justiça deve oferecer perspectivas para um outro mundo possível, onde a convivência em diversos âmbitos seja pautada pela amizade e fraternidade.
Teologia e desafios da sexualidade - 35/2027
A diversidade sexual é um desafios complexo e multifacetado. O diálogo e a reflexão são essenciais para a reflexão teológica. Atualmente se reflete sobre a urgência ds direitos sexuais – compostos por um conjunto de direitos relacionados à sexualidade, fundamentados nos direitos humanos e expressam a dignidade da sexualidade humana.