Pandemia da Covid-19: aspectos da teodiceia cristã no discurso de padres católico-romanos e pastores batistas brasileiros.

Conteúdo do artigo principal

Glair Alonso Arruda
http://orcid.org/0000-0003-2449-6373

Resumo

Este estudo teve origem em uma consulta informal realizada online no início do mês de junho de 2020 a um grupo de líderes cristãos a respeito do impacto da pandemia da Covid-19 nas concepções e ações de suas comunidades, procurando averiguar suas posturas diante do tema da pobreza. Neste artigo, desenvolvemos um dos aspectos levantados naquela pesquisa, qual seja, a teodiceia relativa à pobreza no relato de 18 padres católico-romanos e 19 pastores batistas, analisada à luz das considerações de Peter Berger sobre teodiceia e de Rodney Stark sobre as epidemias no início do Cristianismo. Buscamos verificar na opinião dos sujeitos consultados quais os tipos de teodiceias em relação à pobreza estão implícitos nas convicções declaradas no contexto da pandemia. Nossos achados mostraram a tendência a uma teodiceia centrada no humano, que coloca como pergunta chave não mais a clássica «por que Deus permitiu isso»? Mas, «por que os seres humanos fizeram isso«? E coloca nas mãos dos cristãos a responsabilidade de agir para prover condições sociais mais justas, por meio do amor e cuidado de uns para com os outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda, G. A. (2020). Pandemia da Covid-19:: aspectos da teodiceia cristã no discurso de padres católico-romanos e pastores batistas brasileiros. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 28(2), 191–208. Recuperado de https://espacos.itespteologia.com.br/espacos/article/view/734
Seção
Seção Dossiê
Biografia do Autor

Glair Alonso Arruda

Mestre e doutoranda em Ciência da Religião pela PUC-SP.

Referências

Arruda, G.A. The Impact of the Pandemic on the Conception of Poverty, Discourse, and Praxis of Christian Religious Communities in Brazil from the Perspective of Their Local Leaders. International Journal of Latin American Religions (2020). Disponível em: https://doi.org/10.1007/s41603-020-00122-2. Acesso em 12 nov. 2020.
BERGER, P. L. O dossel sagrado: elementos para uma teoria sociológica da religião. São Paulo: Paulus, 1985.
CARVALHO, E. M. O uso político da pandemia e a crise diplomática com a China. In: AUGUSTO, C. B. e SANTOS, R. D. (org.). Pandemias e pandemônio no Brasil. São Paulo: Tirant lo Blanch, 2020.
PIERUCCI, A. F. O desencantamento de mundo: todos os passos do conceito em Max Weber. São Paulo: Editora 34, 2013.
SANCHEZ, W. L. Pluralismo religioso: as religiões no mundo atual. São Paulo: Paulinas, 2010.
STARK, R. O crescimento do cristianismo: um sociólogo reconsidera a história. São Paulo: Paulinas, 2008.
SUNG, J. M. A graça de Deus e a loucura do mundo. São Paulo: Reflexão, 2015.
WEBER, M. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2015.