Pensar em Deus por uma perspectiva literária reflexiva: a expressão religiosa no poema de Adélia Prado

Conteúdo do artigo principal

Marco Antônio Palermo Moretto

Resumo

O presente texto é o relato de uma experiência sobre a construção do sentido do texto poético da escritora Adélia Prado por vários leitores e não apenas por um só como é o usual em termos de leitura. A discussão coletiva, o diálogo que se estabelece entre diversos leitores de um poema com conteúdo religioso cria uma oportunidade muito importante no campo literário e também no campo religioso católico proporcionando uma ligação entre essas duas áreas. O poema apresenta a ideia de Deus submersa em seus versos revelando aspectos teológicos. Cabe ao leitor unir essas duas partes por meio das inferências produzidas por eles.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Moretto, M. A. P. (2020). Pensar em Deus por uma perspectiva literária reflexiva:: a expressão religiosa no poema de Adélia Prado. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 28(2), 299–309. Recuperado de https://espacos.itespteologia.com.br/espacos/article/view/745
Seção
Seção Artigos
Biografia do Autor

Marco Antônio Palermo Moretto

Bacharel em teologia e Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUCSP. É professor de Seminários de Pesquisa no ITESP.

Referências

FRANKL, V. Um sentido para a vida: psicoterapia e humanismo. Aparecida, SP: Ideias e Letras, 2005.
GARCIA, O. Comunicação em Prosa Moderna. São Paulo: Fundação Getúlio Vargas, 2014.
KEATING, T. Intimidade com Deus. São Paulo: Paulus, 1999.
KUSCHEL, K. Os escritores e as escrituras: retratos teológico-literários. São Paulo: Loyola, 1999.
MAGALHÃES, A. Deus no Espelho das Palavras: Teologia e Literatura em Diálogo. São Paulo: Paulinas, 2000.
MANZATTO, A. Teologia e Literatura: reflexão teológica a partir da antropologia contida nos romances de Jorge Amado. São Paulo: Loyola, 1994.
MORETTO, M.A.P. O Professor Reflexivo e a Construção Colaborativa dos Sentidos do Texto. Tese de Doutorado do Programa de Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. São Paulo: PUC/SP, 2003.
MORETTO, M.A.P. Ser Professor Reflexivo Não é um Bicho-de-Sete-Cabeças. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2013.
PRADO, A. Oráculos de Maio. São Paulo: Siciliano, 1999.
SACCONI, L.A. Nossa Gramática: Teoria e Prática. São Paulo: Atual Editora, 1994.