EDUCAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO PARA ESTUDANTES DE TEOLOGIA UM DIFERENCIAL DO ITESP

Conteúdo do artigo principal

Helena Corazza
Joana Puntel

Resumo

Em 50 anos de existência, há 28, o ITESP prioriza o projeto de formação para uma comunicação integral dos estudantes de Teologia. O presente artigo objetiva destacar esse projeto inserido no processo de relação da Igreja com a comunicação a partir do Vaticano II.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Corazza , H. ., & Puntel , J. . (2022). EDUCAÇÃO PARA A COMUNICAÇÃO PARA ESTUDANTES DE TEOLOGIA: UM DIFERENCIAL DO ITESP . ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 30(1), 57–77. https://doi.org/10.57147/espacos.v30i1.857
Seção
Seção Dossiê
Biografia do Autor

Helena Corazza , ITESP

Jornalista, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), docente coordenadora do Curso de Especialização, Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático do SEPAC em convênio com o ITESP, faz parte do grupo de pesquisa Mediações Educomunicativas (MECOM), autora de diversos artigos e obras, entre elas, Educomunicação: formação pastoral na cultura digital (2016).

Joana Puntel

Jornalista, doutora em Comunicação Social pela Simon Fraser University (Canadá), docente, pesquisadora, orientadora de pesquisa na pós-graduação no Curso de Especialização Comunicação, Teologia e Cultura: teórico-prático (SEPAC/ITESP), faz parte da Equipe de Reflexão em Comunicação da CNBB (GRECOM), autora de diversos artigos e obras, entre elas, Igreja e sociedade. Método de trabalho na comunicação (2015).

Referências

CELAM. Evangelização no presente e no futuro da América Latina. Conclusões da Conferência de Puebla. Texto oficial. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987, 3ª. Ed.

CNBB, Equipe de Reflexão do Setor de Comunicação Social. Educação para a comunicação nos Institutos de Filosofia e Teologia dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil. São Paulo: Paulinas/SEPAC, 2001.

COMISSÃO PONTIFÍCIA DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL. Instrução pastoral “Communio et progressio” sobre os meios de comunicação social. São Paulo: Ed. Paulinas,1971.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Orientações para a formação dos futuros sacerdotes acerca dos instrumentos da comunicação social. São Paulo: Ed. Paulinas, 1987.

CORAZZA, Helena. Educomunicação: caminhos e perspectivas na formação pastoral. A experiência do Serviço à Pastoral da Comunicação (SEPAC). 267p. Tese (Doutorado).Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação – Escola de Comunicações e Artes/ Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, 2015.

CORAZZA, Helena. Formação Pastoral na cultura digital. São Paulo: Paulinas, 2016.

PUNTEL, Joana T. A Igreja cresce na formação de lideranças em comunicação.

INTERCOM Revista Brasileira de Comunicação. São Paulo, Vol. XVII, n. 2, Jul/Dez. 1994.

PUNTEL, Joana T. Igreja e sociedade: método de trabalho na comunicação. São Paulo: Paulinas, SEPAC, 2015.

VATICANO. Inter mirifica. Decreto do Concílio Vaticano II sobre os meios de Comunicação Social. São Paulo: Paulinas, 1965.