Editorial

Conteúdo do artigo principal

Wagner Lopes Sanchez
Wellington da Silva de Barros

Resumo

A esperança é fundamental para a fé cristã. A mensagem insistente de Jesus sobre o Reino de Deus e seu fundamento  é a dinâmica que deve orientar a vida da comunidade cristã.  A mensagem e as ações do papa Francisco tern despertado a esperança entre todos (as) que tem compromisso com uma lgreja aberta e solidária com os pobres: desejo uma lgreja pobre para os pobres solidaria (EG 198). 0 bispo de Roma, como Francisco gosta de referir-se ao seu ministerio, tem expressado com insistência a necessidade de avançar, com esperança, na renovação da lgreja: não deixemos que nos roubem a esperança! (EG 86).


Esse clima é mais um motivo que nos impulsiona a aprofundar o compromisso com uma igreja pobre e solidária na esteira da grande tradição eclesial latino-americana: anunciar o reino a partir dos pobres em fidelidade à mensagem de Jesus.


A teologia para ser fiel sua missão tern que manter um olhar voltado para a grande tradição da lgreja e outro para a realidade. 0 fazer teológico deve alimentar a esperança e estimular a caminhada comunidade eclesial. Nesta perspectiva, a teologia tem que ser uma linguagem de esperança.


O tema deste número da revista Espaços - Tempo de esperança - é um convite para aprofundarmos o clima de esperança que está renascendo na Igreja Católica. [ ... ].

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Sanchez, W. L., & Barros, W. da S. de. (2019). Editorial. ESPAÇOS - Revista De Teologia E Cultura, 24(1), 3–4. Recuperado de https://espacos.itespteologia.com.br/espacos/article/view/84
Seção
Seção Editorial